Muitas pessoas buscam atendimento em diferentes especialidades e continuam sem saber qual problema possuem. Ou ainda, têm dúvidas sobre qual médico procurar para fazer um check-up.
Nesses casos, o clínico geral pode ser a solução. E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que trata durante toda a vida do paciente, todas as doenças que dispensam cirurgia em adultos e idosos – exceto as relacionadas à ginecologia e obstetrícia.
O que é Clínica Médica e clínico geral?
Clínico geral é o médico especialista que se dedica ao diagnóstico, tratamento, cuidado e encaminhamento para outras especialidades médicas, a partir de uma visão ampla sobre o paciente e sua condição clínica.
É comumente confundido com o médico generalista, que é o termo usado para o profissional formado em Medicina, sem nenhuma especialidade, porém autorizado pelo CRM – Conselho Regional de Medicina para exercer a atividade. E ainda, com o médico da família, que fez especialização em MFC – Medicina da Família e Comunidade e é o único dos três que pode atender crianças e gestantes.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Clínica Médica e a aprovação na SBCM – Sociedade Brasileira de Clínica Médica para a obtenção do título de médico clínico geral.
Como funciona?
Também conhecida como Medicina Clínica ou Medicina Interna, a Clínica Médica pode ser considerada a mãe de todas as especialidades e sua origem se mistura com a história da própria Medicina. Na Grécia Antiga, o médico e filósofo Hipócrates desenvolveu a anamnese, uma conversa para reunir informações que identifiquem os sintomas do paciente, etapa inicial para qualquer tratamento. E desde aquela época, técnicas de inspeção e palpação, que avaliavam forma, simetria, anormalidades físicas, temperatura, pulsação e outras condições, também eram aplicadas para um melhor diagnóstico.
Com a evolução da Medicina e da Ciência, tanto a anamnese quanto os exames físicos se desenvolveram, e a Clínica Médica passou a se dedicar à prevenção e tratamento de doenças que dispensam a necessidade de procedimentos cirúrgicos em pacientes adultos.
Portanto, o clínico geral possui conhecimentos aprofundados sobre os órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, realizando diagnósticos, solicitando exames, prescrevendo medicamentos e trabalhando de forma multidisciplinar, envolvendo outros médicos especialistas e profissionais da saúde de acordo com a necessidade do paciente.
Quais os benefícios?
Quando bem formado, o clínico geral está preparado para diagnosticar e tratar cerca de 70% das doenças que prescindem de operações cirúrgicas em pacientes que buscam atendimento, o que ajuda a evitar internações, despesas desnecessárias ao paciente e desafoga o sistema de saúde.
Outro diferencial é que a Clínica Médica olha para o paciente como um todo, pois oferece conhecimentos básicos em pneumologia, cardiologia, infectologia, psiquiatria, entre outras especialidades aos residentes durante a formação. Isso permite conduzir um tratamento sem a necessidade de encaminhamento, dependendo do diagnóstico.
E finalmente, o médico clínico geral também está apto a acompanhar toda a evolução do paciente e acompanhá-lo durante toda a vida.
Quando procurar o clínico geral?
Prevenção e diagnóstico de doenças em geral, controle do colesterol, diabetes e pressão arterial, acompanhamento em casos de obesidade leve ou moderada, orientação nutricional, emissão de atestado médico para a prática de exercícios físicos, sintomas como dor de cabeça, dor no peito, dor no corpo, febre, tosse, falta de ar, diarréia e encaminhamento para outras especialidades são exemplos de casos que um clínico geral pode atender.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.