Seja para resgatar a dignidade ou melhorar a aparência dos pacientes, a Cirurgia Plástica é uma das áreas mais procuradas na Medicina. A sua formação exige profundo conhecimento de anatomia, fisiologia e extensa variedade de técnicas.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que é recordista em procedimentos no Brasil e no mundo, e também representa uma das formações mais longas e complexas dentre os médicos com título de cirurgião.
O que é Cirurgia Plástica?
Cirurgia Plástica é a especialidade médica que se dedica à reconstrução e restauração de estruturas lesionadas, defeituosas, perdidas ou ausentes do corpo humano em vista da melhoria estética e/ou resgate da autoestima e bem-estar do paciente.
Embora existam relatos de operações cirúrgicas rudimentares com finalidade estética realizadas no Egito, Índia, Grécia e Império Romano, a cirurgia plástica moderna surgiu como solução para os soldados feridos e multilados da I e II Guerra Mundial. Inicialmente, os procedimentos tinham como objetivo restaurar funções básicas do corpo, como piscar e fechar a boca, mas logo perceberam a possibilidade de realizar intervenções para melhorar a forma e aparência física.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários no mínimo dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral ou título de médico cirurgião geral concedido pelo CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões e mais três anos de Residência Médica em Cirurgia Plástica, além da aprovação na SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para a obtenção do título de médico cirurgião plástico.
Como funciona?
O cirurgião plástico atua na forma e função dos tecidos e órgãos, promovendo mudanças reparadoras ou estéticas. Atualmente, estão entre os procedimentos mais procurados: cirurgia de aumento das mamas (mamoplastia de aumento), remoção de excesso de gordura localizada (lipoaspiração), remoção do excesso de pele nas pálpebras (blefaroplastia), harmonização do nariz com o rosto (rinoplastia), remoção do excesso de pele e gordura do abdome (abdominoplastia) e suavização dos sinais de envelhecimento no pescoço e na face mediante a remoção das rugas e excesso de pele (ritidoplastia ou lifting facial).
E apesar de muito associada à melhoria da aparência física e prolongamento da juventude, a Cirurgia Plástica também atua na reparação de defeitos que surgem em decorrência, por exemplo, da retirada de tumores nos seios e na pele, feridas causadas por acidentes traumáticos, por queimaduras e, ainda, alterações anatômicas congênitas, como a fissura labiopalatina, ou adquiridas, como a ausência de espaço entre os seios (simastia) ocasionada por procedimento cirúrgico.
Portanto, independentemente se por funcionalidade ou estética, como em qualquer procedimento cirúrgico, a segurança deve ser prioridade. Enquanto paciente, deve-se compreender bem as próprias motivações e atentar para o fato do cirurgião plástico estar devidamente registrado na SBCP, assim como elucidar todas as dúvidas sobre o tipo de cirurgia, os riscos envolvidos e o tempo de recuperação.
Quais os benefícios?
Dentre as diversas especialidades médicas, a Cirurgia Plástica se destaca nas instâncias biológica, mental e social do ser humano. Isto corresponde a três dos quatro aspectos que compõem o modelo biopsicossocioespiritual, usado como parâmetro para definir o estado de saúde e qualidade de vida de um indivíduo, e que está em conformidade com a definição de saúde pela OMS – Organização Mundial da Saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doenças e enfermidades”.
A pessoa que, por razões funcionais e/ou de aparência, vive um cenário marcado pela autoestima baixa, bloqueios emocionais, problemas de autoaceitação, pouca ou nenhuma autoconfiança, e, inclusive, prejuízos na vida social e/ou profissional, pode encontrar na cirurgia plástica uma grande aliada.
E quando bem formado, o cirurgião plástico está apto para recuperar a positividade, humor, equilíbrio e saúde do paciente por meio da intervenção cirúrgica reparadora ou estética, prestando toda assistência e orientação antes, durante e após o procedimento.
Quando procurar o cirurgião plástico?
Homens e mulheres de diferentes faixas etárias que buscam melhorar sua aparência, corrigir um problema físico ou ainda conquistar sua afirmação de gênero podem procurar o cirurgião plástico para avaliar suas expectativas e ser confrontados sobre os possíveis resultados.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.