Um olhar mais amplo sobre o paciente, no que diz respeito aos sintomas e condições que se apresentam.
Esse é um dos papéis do cirurgião geral. Essa especialidade é a mais abrangente na área da medicina, e atua principalmente, em cirurgias de trauma, na região do abdome e laparoscópica.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que atende a maioria das emergências hospitalares e é pré-requisito para as cirurgias cardiovascular, coloproctológica, de cabeça e pescoço, do aparelho digestivo, oncológica, pediátrica, plástica, torácica, vascular e urológica.
O que é Cirurgia Geral?
Cirurgia geral é a especialidade médica que compreende o diagnóstico e o tratamento de doenças, deformidades ou lesões no qual são exigidos procedimentos manuais ou cirúrgicos.
O primeiro registro de procedimento cirúrgico data de 6.500 a.C., porém, a especialidade, como a conhecemos, começou a ser desenvolvida a partir do Século XVII e evoluiu no Século XIX, com o surgimento de novos conhecimentos científicos e técnicas de controle da hemorragia, anestesia, infecção e assepsia. Já no Século XX e início do Século XXI, tornou-se o pilar para as novas especialidades que surgiam e segue evoluindo com o advento de novas tecnologias.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários três anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e a aprovação no CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões para a obtenção do título de médico cirurgião geral.
Como funciona?
A Cirurgia Geral engloba diversos tipos de operações e diferentes técnicas cirúrgicas, o que oferece ao especialista um amplo conhecimento e segurança para agir nas mais variadas situações.
Nas cirurgias de trauma, por exemplo, o cirurgião geral atende os casos de trauma recente, com destaque para o controle de hemorragias. Já nas cirurgias abdominais, os procedimentos cirúrgicos abrangem todos os órgãos presentes do diafragma até a região pélvica. E finalmente, as cirurgias por laparoscopia consistem na realização de procedimentos operatórios a partir de pequenas incisões e introdução de instrumentos que servem para observação (videolaparoscopia), corte, remoção e suturas no interior da cavidade abdominal.
Por esta razão, cirurgiões gerais estão presentes em hospitais, pronto-socorros e pronto atendimentos, atuando em cirurgias de urgência e emergência. E também podem realizar cirurgias agendadas, as chamadas cirurgias eletivas, e trabalhar ou ser indicado por outros especialistas, dependendo da situação e condições do paciente.

Também é responsabilidade do cirurgião geral avaliar se o paciente apresenta as condições necessárias para um tratamento cirúrgico ou ainda propor diferentes abordagens a partir de um diagnóstico detalhado, inclusive com a participação de diferentes médicos especialistas.
Portanto, sua atuação busca oferecer uma recuperação mais rápida devido ao uso de métodos menos invasivos, menor tempo de internação e menos riscos de infecções e complicações no pós-operatório, o que reflete na melhoria na qualidade de vida e bem-estar do paciente.
Quando procurar o cirurgião geral?
Apendicite, vesícula inflamada, pedra na vesícula, diverticulite, hemorróidas, úlceras e hérnias abdominais, como inguinal, umbilical e epigástrica, são exemplos de doenças gastrointestinais que podem ser tratadas pelo médico cirurgião geral.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.