Sabe aquela dor na coluna ou enxaqueca que insiste em incomodar? Pois saiba que com algumas sessões de Acupuntura esses e outros problemas podem ir embora.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade que abrange um conjunto de técnicas e terapias de origem na China e que vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam aliviar as dores e desconfortos.
O que é Acupuntura?
Acupuntura é uma prática que consiste no tratamento de distúrbios e doenças a partir da inserção de agulhas longas, finas e descartáveis ao longo de pontos específicos na superfície do corpo.
É regulamentada pela Resolução nº 60/1985 do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reforçada pela Portaria nº 971/2006 do Ministério da Saúde e é originária da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, com registros de ser praticada no Oriente há mais de 3.000 anos.
E aqui no Brasil, além da graduação em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional, são necessários dois anos, em média, de formação, Residência e/ou Treinamento na especialidade e a aprovação no COFFITO para a obtenção do título de Especialista Profissional em Acupuntura.
Como funciona?
Mais do que inserir agulhas pelo corpo, o acupunturista escuta as queixas e a história do paciente durante o atendimento. Quando encaminhado por um profissional médico, o diagnóstico permite um tratamento mais elaborado, auxiliando o especialista na realização das sessões.
Após a avaliação do paciente, baseada na MTC e combinada com os conhecimentos da Medicina Ocidental, várias agulhas finas e descartáveis são inseridas em pontos anatômicos específicos, também chamados de meridianos. Esses pontos são como canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, como intestino, pulmão e vesícula. E os canais são responsáveis por conduzir energia, também chamada de QI, através do corpo.
O papel das agulhas é estimular as terminações nervosas da pele e tecidos subjacentes, especialmente os músculos, para liberar substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, provocando tanto efeito analgésico quanto ação moduladora sobre as emoções e funções orgânicas.
Quais os benefícios?
A procura pelo acupunturista independe de encaminhamento de outro profissional da saúde, cabendo ao paciente a decisão de buscar atendimento quando e se achar necessário. Por sua vez, o encaminhamento médico pode acontecer porque cabe ao especialista a execução das técnicas e métodos prescritos.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, existem várias doenças, condições e sintomas que podem ser tratados pela Acupuntura. E quando combinada com outras especialidades e práticas em saúde a melhora do paciente tende a ser mais eficiente.
Além disso, a Acupuntura faz parte das PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS – Sistema Único de Saúde e é amparada por diversas pesquisas científicas, algumas delas dedicadas à observação da eficácia da especialidade no tratamento de problemas associados à saúde mental, como depressão, ansiedade e burnout, e tem obtido sucesso.
Quando procurar o acupunturista?
Dores nas costas, pescoço, joelhos, artrites, enxaqueca, asma, paralisia facial, cólica renal, nervo ciático e, inclusive, reações adversas em decorrência do tratamento de radioterapia e quimioterapia, como náusea e vômitos, são alguns exemplos de distúrbios e desordens que o acupunturista pode tratar.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.