Como você tem cuidado do músculo mais importante do seu corpo? O coração é responsável por bombear sangue para todo o organismo, alimentando todas as células com oxigênio e nutrientes essenciais para a vida.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que busca conscientizar a população sobre os fatores de risco que levam às doenças cardiovasculares, além de estimular hábitos saudáveis para maior longevidade e melhor qualidade de vida.
O que é Cardiologia?
Cardiologia é a especialidade médica que estuda a fisiologia do coração, e que proporciona a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas e doenças que acometem os componentes dos sistemas cardiovascular e circulatório.
Segundo os estudiosos, o coração e o sangue sempre exerceram fascínio e são associados à vida desde a Antiguidade. Considerada a primeira especialidade a se desvincular da Clínica Médica, a Cardiologia caminhou junto com a história da humanidade e, atualmente, de acordo com a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares correspondem à principal causa de morte no mundo em comparação com outras enfermidades.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Cardiologia e a aprovação na SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia para a obtenção do título de médico cardiologista.
Como funciona?
No passado, Cardiologia e Angiologia eram uma coisa só até concluírem que havia necessidade de distinguir as doenças que acometem o coração e seus componentes daquelas que afetam o sistema circulatório. E hoje, a Cardiologia compreende duas grandes frentes: prevenção e tratamento.
Durante o atendimento, o médico cardiologista busca conhecer toda a história de vida, hábitos e histórico familiar, além de requerer exames físicos e clínicos para obter uma compreensão geral sobre o paciente, que pode fazer parte do grupo de risco sem saber.
Como muitas doenças cardiovasculares são silenciosas, apenas o diagnóstico pode apontar com mais precisão os casos de pressão alta ou baixa, diabetes, arritmia ou insuficiência cardíaca, alterações congênitas e infecções, como a Doença de Chagas.
Quais os benefícios?
Em geral, as boas escolhas que fazemos em vida influenciam positivamente a saúde do coração. Nos casos de cardiopatias congênitas ou hereditárias, que independem da nossa vontade, o estilo de vida saudável também contribui para uma melhor resposta aos tratamentos.
E o médico cardiologista é um aliado na promoção da saúde, tanto no tratamento das doenças cardiovasculares quanto no incentivo da alimentação saudável e ingestão de água, prática de exercícios físicos, largar o cigarro e as bebidas alcoólicas, e cuidar do bem-estar físico e mental.
Também é importante destacar que as doenças que afetam o coração atingem pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etárias, o que torna a Cardiologia uma das especialidades essenciais para manter uma vida equilibrada e saudável.
Quando procurar o cardiologista?
Pessoas com histórico familiar, fumantes, sedentários ou com distúrbios como pressão alta, diabetes, colesterol alto ou obesidade devem procurar o médico cardiologista por fazerem parte do grupo de risco, principalmente em caso de dor no peito, cansaço ou falta de ar sem motivo aparente.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.