Toda cirurgia de médio e grande porte no Brasil deve ser realizada sob anestesia, o que alivia ou anula totalmente a dor e desconforto que o paciente possa vir a sentir durante a operação.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que evolui juntamente com os avanços da Medicina, Ciência e Tecnologia, e que preza pela saúde e segurança do paciente antes, durante e após o procedimento cirúrgico.
O que é Anestesiologia?
Anestesiologia é a especialidade médica dedicada ao estudo dos anestésicos e da anestesia, e responsável em proporcionar alívio ou ausência total de dor aos pacientes durante a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Se na Antiguidade as ervas, bebidas alcoólicas, gelo e hipnose eram usados na tentativa de suprimir a dor dos pacientes, a partir do Século XIX as técnicas e procedimentos evoluíram ao ponto de eliminar completamente a dor. Atualmente, a presença do anestesiologia é considerada indispensável para a qualidade dos procedimentos e redução de complicações durante e após as cirurgias.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários três anos de Residência Médica em Anestesiologia e a aprovação na SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia para a obtenção do título de médico anestesiologista ou ainda médico anestesista, como é popularmente conhecido.
Como funciona?
Nas ocasiões que pedem intervenção cirúrgica e, necessariamente, anestesia, o paciente passa por uma consulta pré-anestésica. Essa consulta consiste em reunir o máximo de informações sobre os hábitos, rotina, histórico familiar, problemas de saúde, reação alérgica a medicamentos e outros temas, além de realizar exames físicos e clínicos.
É também o momento para tirar as dúvidas sobre o tipo de anestesia que será realizada e quais anestésicos serão aplicados, o que pode variar de acordo com o tempo e o porte da cirurgia, assim como as condições físicas e emocionais do paciente.
Cirurgias consideradas simples, como a extração de um dente, usam anestesia local, que bloqueia as vias nervosas e impede a dor. Já a anestesia regional torna insensível uma parte do corpo, mas sem deixar o paciente inconsciente, como ocorre, por exemplo, no parto cesariano. E, por fim, para as cirurgias longas e de grande porte, a anestesia geral, no qual o paciente é colocado em coma induzido e tem perda total da consciência durante todo o procedimento.
Quais os benefícios?
Com o avanço e desenvolvimento de técnicas mais seguras e eficientes, somadas ao surgimento de novas descobertas científicas, farmacológicas e tecnológicas, os riscos e complicações relacionados à anestesia têm reduzido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, quando aplicadas por médicos especialistas.
A presença do anestesiologista traz conforto para o paciente e tranquilidade para a equipe médica durante a cirurgia. Afinal, é ele que administra a dosagem e aplicação de analgésicos, anestésicos ou sedativos, e monitora as funções vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e temperatura, enquanto o cirurgião opera.
O médico anestesiologista possui um campo de atuação muito amplo e é um profissional com profundo conhecimento em Anatomia, Fisiologia e Farmacologia, e a relação entre essas áreas para o tratamento individual de cada paciente.
Quando procurar o anestesiologista?
É responsabilidade do médico anestesiologista garantir que o paciente se sinta confortável e passe por toda cirurgia com absoluta segurança. Também está preparado para tirar todas as dúvidas sobre como a anestesia age no corpo e quanto tempo dura, assim como tranquilizar o paciente em todas as etapas do procedimento cirúrgico.
E nós, do Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.